Logo Vinicola Vale das Colinas

Essa é a nossa

história

Containers verdes

Um sonho que germinou no coração do Agreste

Em 2013, um casal de médicos, residentes em Garanhuns, no agreste pernambucano, tomava uma decisão aparentemente simples: comprar um pequeno terreno na zona rural da cidade. Era apenas um refúgio. Mas foi ali, em meio à natureza e ao silêncio, que germinaria um sonho transformador. Movidos pela curiosidade, decidiram se inscrever em um curso básico de vinhos oferecido por um restaurante local. O que começou como um passatempo de fim de semana logo se revelou uma paixão avassaladora. Encantados pela complexidade e beleza da vitivinicultura, enxergaram naquele novo universo uma possibilidade ousada: transformar o terreno recém- adquirido em uma plantação de uvas viníferas.

Containers verdes

Pesquisa, coragem e o início de uma jornada

Ainda iniciantes no tema, o casal mergulhou em uma longa jornada de estudos. O ponto decisivo veio com uma viagem até Petrolina, sertão pernambucano, para entender melhor a viabilidade técnica de se cultivar uvas — a Chapada da Borborema. Lá, conheceram a EMBRAPA Semiárido e visitaram em um novo terroir vinícolas locais ao lado de pesquisadores da instituição. Ao final daquele dia, voltaram para casa com mais do que respostas: carregavam convicção. Sabiam que estavam diante de algo que poderia transformar não apenas sua história, mas a de toda a região de Garanhuns.

Containers verdes Containers verdes
Containers verdes

Um novo terroir para o agreste pernambucano

Garanhuns, com seu clima ameno e beleza natural, já era conhecida por atrair turistas de todo o Brasil. Mas nunca havia se arriscado no cultivo de uvas viníferas. A ideia parecia ousada demais. Mesmo assim, todas as condições jogavam a favor — inclusive o nascimento de um projeto de pesquisa liderado pela EMBRAPA, UFAPE e o IPA, com foco exatamente na adaptação da viticultura à microrregião de Garanhuns. O casal acompanhou o projeto de perto, desde a primeira muda até os estudos finais. Os resultados serviram de base para a implantação do primeiro projeto vitivinícola do agreste pernambucano — e de todo o planalto da Borborema.

Containers verdes

Do primeiro plantio à primeira safra

O primeiro plantio foi feito em agosto de 2018, com 3,5 hectares cultivando variedades como Cabernet Sauvignon, Malbec e Muscat Petit Grain. Dois anos depois, em novembro de 2020, a Vinícola Vale das Colinas abriu suas portas para o enoturismo. Desde o início, adotamos o conceito de vinícola boutique: produção em pequena escala, colheita manual e um compromisso inegociável com a qualidade de cada garrafa.

Containers verdes Containers verdes
Containers verdes

Compromisso com a ciência, a terra e as pessoas

Nosso propósito sempre foi maior do que produzir vinhos. Acreditamos na ciência, na sustentabilidade e no poder da educação. Hoje, somos parceiros da UFAPE e do Ministério da Agricultura, oferecendo estágios e residências agronômicas, além de estimular pesquisas e defesas de teses na área. Atualmente, já são 15 hectares plantados, e todo o processo de vinificação é realizado em nossa própria cantina. Destinamos 20% da área total à preservação ambiental, com o plantio de mais de 3 mil árvores nativas. Adotamos práticas sustentáveis como adubação orgânica, compostagem, reutilização de água e biodigestores.

Containers verdes

O futuro está sendo servido em taças

O Vale das Colinas é, hoje, um terroir consolidado. Um símbolo de inovação, pioneirismo e respeito à terra. Geramos empregos, fomentamos o turismo e cultivamos experiências. E quanto ao futuro? Brindemos a ele — com bons vinhos e boas histórias para contar.